14 de maio de 2013

UMA CIDADE DE PAPEL - "CÉSAR DALY: CROMOLITOGRAFIAS. UMA EXPOSIÇÃO MUITO TEMPORÁRIA"



Floret - Oficina de Arquitectura associa-se ao evento 4000 Ateliers promovendo em colaboração com a Livraria Manuel Santos, uma exposição de cromolitografias de CÉSAR DALY («L’ARCHITECTURE PRIVÉE AU XIX SIÈCLE»). Esta será uma oportunidade única de conhecer imagens que raramente foram expostas ao público em conjunto. O valor desta coleção, precursora das modernas revistas de arquitectura, vai muito para além da sua raridade e beleza, constituindo-se como uma fonte iconográfica de elevada importância para a história da arquitectura e compreensão da estética dos edifícios oitocentistas.



CÉSAR DALY, arquitecto e intelectual francês, nascido a 1811, próximo do socialismo utópico de Charles Fourier, notabilizou-se pelo restauro da catedral de Albi, obra a que dedicou trinta e seis anos da sua vida, influenciando decisivamente nomes como Viollet-le-Duc. No entanto, será o seu legado enquanto editor (e proprietário) da «Revue générale de l'architecture et des travaux publics» (1840-1888) e «La Semaine des constructeurs» (1877-1895), bem como a publicação de obras de referência como «L'Architecture privée au xixe siècle sous Napoléon III. Nouvelles maisons de Paris et des environs» (3 volumes, Paris, 1864) [http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k86609t], que o tornará numa figura absolutamente incontornável da história da arquitectura e urbanismo.

Esta série de cromolitografias pertence à obra «L'architecture privée au xixe siècle. Troisième série. Décorations intérieures peintes», editada em 1877, é particularmente apetecível por parte de colecionadores, historiadores de arte e especialistas em restauro e património, devido à minúcia e
detalhe com que são aí representados os tectos em estuque, painéis decorados e até mesmo soalhos. Dadas as características da publicação e a sua qualidade, é pouco frequente a oportunidade de consultar o conjunto, dada a tendência para a dispersão avulso por vários proprietários das várias pranchas que a compõem.


«CÉSAR DALY: CROMOLITOGRAFIAS. UMA EXPOSIÇÃO MUITO TEMPORÁRIA» vai estar
aberta ao público apenas durante a tarde (15:00-20:00) do dia 25 de Maio, no âmbito do 4000 Ateliers. Será também a primeira exposição da série «UMA CIDADE DE PAPEL» que reunirá várias mostras de cartografia, gravura, fotografia e outros nas instalações de Floret – Oficina de Arquitectura durante o ano de 2013 e 2014.

Organização:
Floret – Oficina de Arquitectura
www.floretarquitectura.com
www.facebook.com/FloretArquitectura
info@floretarquitectura.com
tel: 917405510
+
Livraria Manuel Santos
http://www.livrariamanuelsantos.com/
mail@livrariamanuelsantos.com
tel: 96 281 65 27