18 de maio de 2013

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO: TENHO UM EDIFICIO ANTIGO... E AGORA?



Procedimentos necessários após a aquisição de um edifício para reabilitar.

A actividade do Atelier in.vitro consistirá numa sessão de esclarecimento acerca dos procedimentos a adoptar quando se é proprietário de um edifício antigo que se pretende intervencionar.

Através da visão dos principais intervenientes no processo, nomeadamente arquitectos e engenheiros, representados respectivamente pelo Atelier in.vitro e pelo NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, procurar-se-á expor as várias fases e procedimentos do processo de intervenção em edifícios antigos, analisando os principais cuidados a ter e as dificuldades mais comuns.
Destacar-se-ão as fundamentais etapas iniciais, que devem envolver a análise cuidada das pré-existências, com a avaliação do seu estado de conservação, para definição do programa arquitectónico. Serão também discutidas as várias etapas dos projectos de arquitectura e de engenharia, analisando-se nomeadamente dificuldades regulamentares e desafios técnicos mais comuns. Finalmente será abordada a fase de obra de reabilitação, em que as surpresas são recorrentes, e em que é essencial um acompanhamento próximo por parte dos técnicos.

Procurar-se-á que a sessão esclareça, de forma simples e prática, todos os interessados na reabilitação do património edificado e potenciais proprietários de edifícios antigos, chamando a atenção para os principais cuidados a ter ao longo do processo.

Organização: Atelier in.vitro em parceria com NCREP - Consultoria em Reabilitação 
do Edificado e Património
Local: Av. dos Aliados n¯ 9 sala 2F
Horário: 17:00-17:45
Contacto: jlv@invitroarquitectura.com