11 de maio de 2013

FLORET - OFICINA DE ARQUITECTURA




A arquitectura desenvolvida por Floret – Arquitectura concentra-se em dois grandes temas: reabilitação urbana e ambiente.
A reabilitação urbana foi assumida desde do ano 2000 como o sector estratégico de desenvolvimento da empresa. Desde então acumulou-se experiência e saber actualizados nas várias encomendas públicas e privadas para reabilitação de edifícios para as mais diversas funções. Desde 2005, o estúdio iniciou uma parceria com a PortoVivo SRU, tendo entretanto sido seleccionada para a Bolsa de Projectistas. Para além dos projectos de reabilitação, o atelier levou a cabo vários levantamentos de quarteirões situados no Centro Histórico / Baixa do Porto, tendo desenvolvido ainda documentos
estratégicos orientadores de operações de reabilitação urbana. A este interesse pela reabilitação urbana e património, juntou-se o interesse pela vertente ambiental e ecológica do meio urbano. Os projectos desenvolvidos pelo atelier procuram integrar soluções ambientalmente inteligentes a partir das premissas do sistema LiderA do qual Adriana Floret é assessora. Este atelier integra diferentes especialidades de modo a que qualquer intervenção resulte na solução o mais interessante e inovadora possível. Por essa razão, para além da Arquitectura, que se assume aqui como especialidade coordenadora, conta-se com o apoio e contributo de profissionais das Engenharias, da Economia, da História, das Artes Plásticas, do Design, da Arquitectura Paisagística e dos Estudos Locais e Regionais e Sociologia.
As especialidades desta rede são convocadas consoante as necessidades específicas de cada situação, dando lugar à formação de equipas multidisciplinares desenhadas para cada projecto em concreto. A ideia é transportar para a prática da arquitectura procedimentos transdisciplinares versáteis, que permitam atingir os melhores resultados sem que tal se revele demasiado oneroso e moroso. Esta estratégia permite que todo e qualquer tipo desafio não fique sem resposta.