10 de maio de 2013

ATELIER IN.VITRO


Atelier in.vitro, criado por Joana Leandro Vasconcelos em 2007, é uma estrutura jovem, dinâmica e multidisciplinar que se dedica à realização de projectos de arquitectura, mobiliário e design gráfico.
Os trabalhos realizados pelo Atelier demonstram uma metodologia e estratégia de intervenção tão diversas como a realidade e os objectivos que cada projecto impõe. Só deste modo é possível responder às necessidades programáticas e às expectativas de cada cliente, dando uma resposta personalizada e cumprindo, simultaneamente, todas as condicionantes temporais e económicas.
É objectivo do Atelier experimentar soluções formais e funcionais, evitando estabelecer uma linguagem constante e identificadora, mantendo um fio condutor que possibilite a interacção entre os diversos projectos. Neste sentido, procura desenvolver uma postura crítica em relação aos processos correntes de abordagem da arquitectura nas suas diversas vertentes, dimensões e escalas.
As parcerias são entendidas pelo Atelier como uma das formas de atingir o experimentalismo formal e funcional, na medida em que, para cada projecto, dependendo do cliente, programa, lugar e contexto, é criada uma equipa de trabalho específica. É uma opção estratégica que traz mais valias ao trabalho realizado, nomeadamente a reciprocidade e partilha de conhecimentos entre equipas complementares.