14 de maio de 2013

ALEXANDRE GAMELAS & CATARINA SANTOS ARQUITECTOS



Alexandre Gamelas e Catarina Santos, Arquitectos, fundam atelier próprio no Porto em 2011 depois de mais de 5 anos a viver em Nova Iorque.

Principalmente residencial, o trabalho da firma é fortemente ancorado na tradição arquitectónica, seja ela clássica ou vernacular. As proporções da arquitectura tradicional e a sua despretensão elegante são aliadas ao reconhecimento da mais-valia do trabalho artesanal de qualidade e ao uso de materiais locais. Toda a construção nova é conjugada harmoniosamente com as referências arquitectónicas e culturais do sítio.

Para alem disto, os dois arquitectos especializaram-se em conciliar os requisitos de conforto e estilo de vida contemporâneos com a linguagem tradicional que practicam. O ideal da firma é construir com o charme único de uma casa antiga e ao mesmo tempo incorporar nela todos os privilégios fornecidos pela tecnologia mais recente.

Nos últimos anos o atelier tem desenvolvido projectos para residências privadas em localizações de prestígio como Palm Beach, nos Estados Unidos, e Gstaad, na Suíça. Localizada no centro histórico do Porto, a firma coordena e colabora com equipas internacionais de construtores, consultores, artesãos e decoradores. Entre as empresas com as quais tem o privilégio de trabalhar encontram-se o Atelier Mériguet-Carrère, Brian McCarthy Incorporated, Fairfax & Sammons Architects PC, ArtLight GmbH, Sound Ideas UK, Atelier Bouvier, ChaletBau Matti e outros. Como resultado desta experiência global rege-se por uma filosofia estrita de rigor, eficiência e dedicação a todos os seus clientes.






fotografia: Carlos Lobão